terça-feira, 3 de julho de 2012

Guernica de Pablo Picasso - Proposta é separar as partes da obra tendo outro olhar do trabalho

Picasso pintou essa obra (sua obra prima) após a destruição da cidade de Guernica, na Espanha, por um bombardeio nazista em 23 de abril de 1937. Picasso, que era espanhol, ficou extremamente chocado com o evento, que serviu de inspiração para sua obra. 

A obra tem tamanho colossal (3,5 m de altura por mais de 7 m de largura), e representa a dor do momento do bombardeio. Podemos ver diversas figuras animais e humanas contorcidas em dor e agonia. Além de pessoas de bocas abertas, existe uma mãe que segura uma criança morta, e um cavalo, que com a língua em forma de faca, representa a brutalidade da guerra. Outra figura que é uma metáfora para a estupidez de tudo que acontece na bárbarie é um boi disforme, que ocupa uma porção grande da obra.

Outro ponto interessante é uma figura de braços abertos, representado do lado direito da tela. Essa figura mimetiza a pose de uma figura famosa do quadro "Três de Maio de 1808", do também espanhol Goya, pintado em 1814. Isso seria uma forma de Picasso prestar uma homenagem a Goya, e também trazer a referência, uma vez que esse quadro também seria sobre os horrores da violência humana.














Nenhum comentário:

Postar um comentário