quinta-feira, 12 de julho de 2012

12/06/12 - Centro Georges Pompidou

Sabe aquele lugar que você diz, um dia eu quero conhecer, gosto de arte contemporânea e no Centro Georges Pompidou estava todos os meus artistas preferidos, Van Gogh, Francis Bacon, Matisse, Dali
e uma coletânea do pintor alemão Gerhard Richter ( maravilhoso).

O Centro Georges Pompidou (Centre national d'art et de culture Georges-Pompidou) é um complexo fundado em 1977 em Paris, França, que abriga museu, biblioteca, teatros, entre outros equipamentos culturais. O centro anexou recentemente o Atelier Brancusi que abriga esculturas do artista romeno Constantin Brancusi em um ambiente que recria as condições de trabalho e a luminosidade de seu estúdio de criação.[1]
O Centro Pompidou está localizado na área de Beaubourg do quarto arrondissement de Paris.
Foi desenhado pelo arquiteto italiano Renzo Piano e pelo arquiteto britânico (também nascido na Itália) Richard Rogers. O projeto foi considerado extremamente arrojado, sendo inserido em um momento de crise da arquitetura moderna, embora tenha sido bastante criticado. Alguns teóricos afirmam que o Centro (tanto pela sua arquitetura quanto pela sua proposta) é um dos marcos do início da pós-modernidade nas artes. Sua implantação configura a existência de um espaço público (a praça do Centro) para o qual as suas atividades internas se estendem.
Trata-se de um dos principais exemplos da arquitetura high-tech - uma tendência dos anos 1970 e que continua a ser observada até hoje, inspirada na arquitetura industrial e nas novas tecnologias. A arquitetura high tech utiliza os elementos tecnológicos como objetos estéticos. No Centro Pompidou, isto pode ser observado nas grandes tubulações aparentes (dutos de ar condicionado e outros serviços), nas escadas rolantes externas e no sistema estrutural em aço.
É um dos lugares mais visitados de Paris. Na biblioteca do centro há uma vasta coleção de livros, acesso gratuito à internet, jornais e revistas de todas as partes do mundo e televisões com canais internacionais.

 Instalação na entrada do Centro Georges Pompidou


 Grafitti na entrada do centro de Salvador Dali


 Instalação de Alexander Calder
 Cartaz da exposição de Gerhard Richter
Instalação de tampinhas etc.
 Andy Warhol by Liz Taylor





Body Art









 Detalhe da obra de Gerhard Richter



 Pintura realista do pintor alemão Gerhard Richter


Nenhum comentário:

Postar um comentário