sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Colorindo a Escola integra familiares na Emei José Pires Neto

Colorindo a Escola integra familiares na Emei José Pires Neto


17/08/2012 - 14:22
Compartilhe no Facebook   Compartilhe no Orkut


Renan Costa
 
Um dia de integração familiar e escolar com desenho, pintura, vivenciando a arte e imaginação foi a atividade proposta pelo projeto Colorindo Escola nesta sexta-feira, dia 17 de agosto na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professor José Pires Neto. A atividade, que integra alunos, educadores e pais dos estudantes começou pela manhã e se estende por toda a tarde.
 
Tendo como projeto pedagógico ‘Artes e vivências na educação infantil’, a unidade escolar resolveu aliar a Semana da Família com o projeto Colorindo a Escola. Uma boa ideia para unir os pais com os alunos em uma atividade que marcará para sempre a vida dos pequenos.
 
A orientadora pedagógica da Emei, Janete Morais afirma que a escola propôs essa atividade para trazer a família mais próxima da Emei. "A escola normalmente não conhece os pais e esse projeto ajuda nessa aproximação, que é fundamental para o desenvolvimento do aluno", diz Janete.
 
Os participantes pintaram com tinta látex as paredes da área de lazer da escola. O tema foi livre, o que deixou a criançada e os pais à vontade para desenhar e pintar o que quizessem.
 
Para Madeleine Dias, que é professora e mãe da aluna Lis Dias Chiguematsu, de 5 anos, esse tipo de atividade é importante pois envolve os pais com seus filhos desde o início da vida escolar. "Hoje um dos maiores problemas é a falta dos pais no envolvimento escolar dos filhos, e isso prejudica em inúmeras coisas", comenta a educadora.
 
Segundo Madeleine, as escolas que promovem periodicamente este tipo de atividade sempre saem beneficiadas. "Isso motiva também os pais a participarem mais vezes. São em projetos como este que nós nos sentimos acolhidos e envolvidos pelo planejamento da escola", diz a mãe da aluna.
 
O pai da aluna não pôde estar presente na atividade por conta do trabalho. Madelaine contou que a filha faz pinturas em casa com o pai e mostrou bastante envolvimento com a pintura. "Eu gosto muito de pintar, já pintei o céu e agora estou pintando a grama", resume a aluna.
 
Maurício Mendes, pai da aluna Ana Laura do Nascimento, de 4 anos, participou pela primeira vez de uma atividade escolar com a filha, "Estou adorando o projeto. É muito importante essa integração da família com a escola. A participação com o filho na escola em projetos como este devem ser realizadas sempre que possível. Temos que interagir sempre e principalmente na escola", resume Maurício.
 
Gilza Marilene Fonseca, educadora da Emef, diz que o projeto Colorindo Escola irá mostrar para os outros pais que não compareceram, a importância que os projetos escolares têm. "A pintura ficará registrada na parede e todos os dias as crianças irão lembrar. E o principal, ficará pra sempre na memória de cada aluno. Ter uma pintura sua com o seu filho é uma experiência maravilhosa", diz a professora.
 
Projeto
 
A Prefeitura Municipal de Campinas, por meio do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, oferece o Programa Arte e Movimento nas escolas do município por meio de diversos projetos, como é o caso do Colorindo a Escola. O objetivo é integrar a equipe escolar com a família e valorizar o patrimônio público para que os alunos sintam maior prazer em estar na escola, melhorando o aspecto estético da unidade de ensino, evitando assim, o vandalismo da pichação.
 
O projeto Colorindo a Escola traz um novo ambiente para os alunos, tornando a escola um espaço visivelmente mais atraente. "Realizamos o projeto Colorindo a Escola novamente com objetivo de deixar as escolas com aspecto mais atraente para os alunos e socializando a unidade escolar, pois todos irão intervir com pincel e tinta nas paredes das escolas", finaliza o coordenador do projeto, Amilton Luis Fim Lima.
 
Confira a programação do Colorindo a Escola para o segundo semestre*:
 
14 de setembro (sexta-feira) – Cemei Maria Beatriz Carvalho Moreira, R. Synira de Arruda Valente, 1153, Vila Georgina, Tel.: (19) 3276-6994
 
5 de outubro (sexta-Feira) – Cemei São João Batista, R. Moscou, 219, Parque São Quirino, Tel.: (19) 3256-0012
 
*Outras escolas ainda irão confirmar a participação no projeto.
Foto: Crianças pintam parede de escola | Crédito: Rogério Capela
Crédito: Rogério Capela
Foto: Pintura das paredes da escola faz parte do Colorindo a Escola | Crédito: Rogério Capela
Crédito: Rogério Capela
Foto: Pais e professores também participaram da pintura da escola | Crédito: Rogério Capela
Crédito: Rogério Capela
Foto: Criança capricha na pintura do desenho na parede | Crédito: Rogério Capela
Crédito: Rogério Capela
Foto: Bandeira do Brasil foi um dos desenhos pintados na  | Crédito: Rogério Capela
Crédito: Rogério Capela

Nenhum comentário:

Postar um comentário