domingo, 9 de setembro de 2012

Por Fernando Rebouças
Bienal Internacional de Arte de São Paulo  é uma exposição de artes que ocorre a cada dois anos desde 1951. A Bienal recebe obras de artistas nacionais e internacionais com o objeto de expor as mais novas tendências do mundo artístico.
É considerada uma das principais bienais do segmento, ao lado da Bienal de Veneza e da Documenta de Kassel. O evento é realizado no Pavilhão Ciccillo Matarazzo do Parque do Ibirapuera. O prédio da bienal foi projetado por Oscar Niemeyer.
bienal sao paulo
Em 1951, a Bienal de São Paulo foi lançada graças aos esforços do empresário Francisco Matarazzo Sobrinho e de suaesposa Yolanda Penteado. Na segunda edição, em 1953, trouxeram para exposição a obra “Guernica”, de Picasso.
Na época, tornou na primeira exposição de arte moderna  de grande valor cultural fora do circuito europeu e norte-americano. A primeira edição contou com obras de Pablo Picasso, Alberto Giacometti, René MagritteLasar Segall , Brecheret, Oswaldo Goeldi, entre outros.
Na segunda edição houve áreas dedicadas às obras de Constantin Brancursi, Giorgio Morandi, e de vários outros artistas do futurismo italiano e da arte moderna.
bienal spNa fase da ditadura, a Bienal sofreu a repressão cultural de perto entre 1965 a 1973. Houve uma forte diminuição no número de trabalhos. A postura contra a ditadura militar ficou mais clara na 10ª edição, realizada em 1969. Naquele ano vários artistas reunidos no Museu de Arte Moderna de Paris assinaram um boicote à bienal paulista.
A Bienal de São Paulo é administrada pela Fundação Bienal de São Paulo, que também realiza a Bienal Internacional de Arquitetura, Urbanismo e Design de São Paulo.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bienal_de_Arte_de_São_Paulo
http://bienalsaopaulo.globo.com

                                               Este ano tem como tema: A eminência da poética.                  


















Nenhum comentário:

Postar um comentário