domingo, 9 de setembro de 2012

MAM - Museu de Arte Moderna - exposição de Adriana Varejão até 16 de dezembro 2012 - IMPERDÍVEL


Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) apresenta a exposição "Adriana Varejão - Histórias às margens", com obras da artista plástica brasileira. A mostra fica em cartaz até 16 de dezembro e reúne esculturas e quadros tridimensionais com figuras feitas de gesso e cores fortes que parecem saltar da tela.

A exposição panorâmica de Adriana Varejão traz obras de vários períodos da carreira da artista a partir dos anos 1990 e coleções que estão no Brasil e no exterior, como a Fundación "la Caixa" (Madri), Tate Modern (Londres) e Guggenheim (Nova York). A mostra tem seleção de trabalhos fundamentais da artista feita pelo curador Adriano Pedrosa.

Uma das 42 obras, que é de grandes dimensões e produzida especialmente para a exposição, traz azulejos nos quais são retratadas plantas carnívoras. Esta obra remete ao trabalho da artista presente no Panorama da Arte Brasileira de 2003, no próprio MAM, em que azulejos reais traziam estampas de plantas alucinógenas. O painel, de cerca de 18 metros de extensão, é composto por 54 módulos de pintura.
Também foram produzidos para o evento uma pintura em grande formato, com o panorama da Bahia de Guanabara, Rio de Janeiro; e um prato. Os dois trabalhos foram recriados em estilo chinês, nos quais a artista Adriana Varejão retoma a série Terra Incógnita, iniciada em 1992, introduzindo elementos do trabalho atual da artista. A mostra inclui ainda os exemplos mais significativos das séries de Pratos, Saunas, Ruínas de Charque, Mares e Azulejos, Línguas e Incisões, Irezumis, Acadêmicos, Proposta para uma Catequese e Terra Incógnita.

Serviço:
Adriana Varejão - Histórias às margens
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 3, Parque Ibirapuera
Até 16 de dezembro

Terça a domingo, das 10h às 17h30































Nenhum comentário:

Postar um comentário