segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 de abril de 2011 - Jogos dos Povos Indigenas

Justificativa 
No processo de reconstrução das identidades indígenas, os Jogos dos Povos Indígenas têm se destacado como uma das mais importantes manifestações culturais do país. De acordo com as informações do Ministério de Esporte (http://www.esporte.gov.br/jogos_indigenas/historico.asp
a cada ano o evento se transforma em uma grande celebração de paz, que traduz a harmonia e o equilíbrio das sociedades tribais. Além dessa confraternização pacífica, os Jogos têm por finalidade a integração dos povos indígenas, o incentivo, a valorização e o fortalecimento da prática de esportes tradicionais e a revalorização da identidade indígena (BRASIL, 2007).

O presente projeto desencadeia um processo de salvaguarda desse momento histórico-social de caráter híbrido, em que os jogos das tradições indígenas e o esporte contemporâneo coexistem. Neste sentido, estamos propondo outro olhar, em que hibridação não é sinônimo de relações sem contradições, mas, sim, que pode contribuir para elucidar tensões geradas nas inter-relações culturais (CANCLINI, 2006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário