quinta-feira, 9 de maio de 2013

Exposição na CPFL de obras da Pinacoteca do Estado de São Paulo

http://globotv.globo.com/eptv-sp/bom-dia-cidade-campinaspiracicaba/v/exposicao-reune-em-campinas-obras-da-pinacoteca-do-estado/2508168/


ARTE VISUAL

CPFL Cultura recebe a exposição '100 Anos de Arte Paulista'

Evento em Campinas reúne em torno de 50 obras do acervo da Pinacoteca do Estado

09/04/2013 - 20h39 | Delma Medeiros
delma@rac.com.br

Foto: Dominique Torquato/AAN
Início da montagem da exposição '100 anos de Arte Paulista', na Galeria de Arte da CPFL Cultura de Campinas
Início da montagem da exposição '100 anos de Arte Paulista', na Galeria de Arte da CPFL Cultura de Campinas
Texto      
Envie a notícia por e-mailE-mail
Imprimir
Comente
Obras de consagrados artistas brasileiros como Di Cavalcanti, Almeida Júnior, Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, José Pancetti e Lasar Segall, entre outros, podem ser conferidas sem sair da cidade. A partir desta quarta-feira (10), a Galeria de Arte da CPFL Cultura recebe a exposição '100 Anos de Arte Paulista', que reúne em torno de 50 obras do acervo da Pinacoteca do Estado. “Temos uma parceria com a CPFL desde o ano passado, quando recebemos a mostra da coleção particular do professor Rogério de Cerqueira Leite, que estava na CPFL. Em contrapartida, agora levamos a Campinas parte do acervo da Pinacoteca. A exposição integra as comemorações pelos 100 anos da CPFL Energia, completados em 2012. Por isso fizemos uma seleção com esse foco, escolhendo uma peça de cada artista, para montar um panorama da arte paulista no período”, explica a curadora da mostra, Valéria Piccoli.
 
“O objetivo é apresentar um repertório amplo das técnicas dos artistas e dos meios de expressão, para mostrar parte do acervo da Pinacoteca e as possibilidades que a arte oferece”, diz Valéria. “Nesses 100 anos, abrangemos desde a pintura acadêmica, passando pelos modernistas, artistas concretos, arte popular e manifestações contemporânea”, informa a curadora. A diversidade da mostra também se verifica pelos diversos materiais utilizados, como madeira, tecidos, papel e gesso. Toda a montagem da exposição foi acompanhada pelo restaurador sênior da Pinacoteca, Manuel Ley Rodriguez, que virá semanalmente a Campinas para a higienização das peças e verificação dos quesitos de segurança. “A nosso proposta foi reproduzir em Campinas a experiência de uma visita à Pinacoteca. Para isso, instalamos, inclusive, uma versão reduzida da loja da Pinacoteca”, diz o gerente da CPFL Cultura, Mário Mazzilli.

A exposição traz artistas que, com seus traços, nuances e inventividade contribuíram para a formação do mapa artístico do Estado de São Paulo. Com José Augusto Ribeiro dividindo a curadoria com Valéria Piccoli, a mostra '100 Anos de Arte Paulista' apresenta artistas originários ou atuantes no Estado de São Paulo no período de 1912 a 2012. Fora do recorte cronológico, integra a mostra o estudo para Caipira Picando Fumo, de Almeida Junior, obra de 1893. “A inclusão foi um pedido da CPFL para homenagear o artista paulista que primeiro alcançou projeção nacional”, comenta Mazzilli. 
A exposição também abre espaço para aristas locais. Tanto que a primeira obra da mostra é o autorretrato da campineira Beatriz Pompeu de Camargo, pintura delicada, com inflexões impressionistas e ainda ligadas à tradição das belas artes. Traz ainda obras de Segall, Brecheret e Flávio de Carvalho, que abrem caminho aos demais artistas da geração modernista como Graz, Di Cavalcanti, Rebolo e Volpi. Tarsila do Amaral e Cândido Portinari também têm seus trabalhos representados por meio de desenhos.

Artistas ligados ao movimento abstrato, que emerge no cenário paulista a partir do final da década de 40, estão reunidos no segundo módulo da exposição. São apresentadas as experiências revolucionárias de Geraldo de Barros com a fotografia, as chamadas foto-formas, seguido do abstracionismo geométrico de Waldemar Cordeiro e Fiaminghi, além do abstracionismo lírico da pintora de origem japonesa Tomie Ohtake. A apropriação de imagens do cotidiano por artistas ligados à arte pop também faz parte da mostra, com obras de Maurício Nogueira Lima e gravuras de Antônio Henrique Amaral. A geração de artistas que reabilita a pintura no início dos anos de 80 é representada por Leda Catunda, Nuno Ramos e Paulo Pasta. O grupo dos novíssimos artistas ativos atualmente em São Paulo inclui João Loureiro, Tatiana Blass e o jovem pintor Lucas Arruda, que encerra esta seleção com uma obra datada de 2012.

Serviço

Nenhum comentário:

Postar um comentário