terça-feira, 2 de outubro de 2012

Grupo de 3ª feira de pintura visita exposição de arte Naïf no MACC - Campinas

Mostra

Mistura de arte original Naif e futebol. Esse é o mote da exposição aberta no último 13 de setembro, no MACC. São 40 quadros com a temática “O Futebol do Brasil Naif”, todos pertencentes ao Museu Internacional de Arte Naif (MIAN), do Rio de Janeiro, que dispõe do maior acervo do gênero no mundo.

A exposição é realizada pelo Instituto Recicle e tem curadoria de Tatiana Levy. As obras pertencem a diversos artistas brasileiros, de todas as regiões do país e ficarão no MACC por um mês, para depois serem exibidas em apenas mais uma cidade paulista, Araraquara.

A mostra é constituída por quadros de artistas diversos e com origem diferentes, retratando as preferências e emoções pessoais relativas ao futebol, esporte mais popular no país e com grande apelo de público. Esses artistas apresentam também um pouco do seu cotidiano, das cores de suas cidades, da sua gente, do seu mundo.

O Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” está localizado na Rua Benjamin Constant, nº 1633, no Centro da cidade, ao lado do Paço Municipal. O Museu funciona de terça à sexta, das 9h às 17h; aos sábados, das 9h às 16h; domingos e feriados, das 9h às 13h (fechado às segundas).

O que é

Arte Naif é, em termos gerais, a arte produzida por artistas sem preparação acadêmica na arte que executam (o que não implica que a qualidade das suas obras seja inferior). Caracteriza-se, em termos gerais, pela simplicidade e pela falta de alguns elementos presentes na arte produzida por artistas com formação nessa área.

Ao longo do tempo, o estilo foi sendo cada vez mais aceito e valorizado. As principais características da arte Naif são a forma desajeitada como se relacionam determinadas qualidades formais; dificuldades no desenho e no uso da perspectiva que resultam numa beleza desequilibrada, mas, por vezes, bastante sugestiva; uso frequente de padrões; uso de cores primárias, sem grandes nuances; e simplicidade no lugar da sutileza.












Nenhum comentário:

Postar um comentário