domingo, 1 de janeiro de 2012

31 de dezembro de 2011 - Noite de réveillon em São José do Rio Preto com a família.

História do réveillon
Essa comemoração que acontece todos os anos na noite de 31 de dezembro virada para o primeiro dia do ano acontece quando uma cultura celebra o fim do ano e começo de um novo que tem como base o calendário cristão de 365 dias essa celebração vem com base de um decreto do imperador Julio Cesar que fixou o primeiro dia do ano como o Dia do ano novo.
Os romanos dedicaram esse primeiro dia do ano o dia de Jano deus dos portões e por isso também que o mês que começa chama-se Janeiro, é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar".
Na transição do ano novo acontece vários rituais de passagem como os fogos de artifício que tem sua  invenção na China, esse fogos celebra a chegada de um ano novo e também comemorado com Champanhe.
No Brasil as pessoas têm a tradição de se vestir de Branco para esperar o ano que vai nascer e tambem no Brasil que ocorre um dos Réveillon mais famosos do mundo acontece no Rio de Janeiro a celebração mais famosa é a dos fogos de artifício em Copacabana. Milhões de cariocas e turistas de todo o mundo juntam-se nas ruas à beira-mar e nas praias para assistirem ao longo espetáculos, que começa pontualmente à zero hora do novo ano, geralmente fazendo oferendas à deusa do mar Iemanjá pedindo prosperidade. O réveillon carioca é o maior do mundo na atualidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário