sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Biografia da Tarsila do Amaral


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Dinâmica de apresentação da turma 4ª noite.


             Apresentação com dinâmica de pintura na 4ª noite.

Jogamos bexiga  para o alto e depois estouramos  dentro tinha figuras coloridas, quando estourou cada aluno pegou uma figura, colando no meio da folha em branco.Cada aluno fez seu desenho com colagem usando canetinha, lápis de cor, 
depois cada um fez a sua apresentação contando um pouco sobre o seu trabalho e sua vida.












terça-feira, 28 de agosto de 2012

Pintura na dinâmica de apresentação turma 3ª manhã


Jogamos bexiga  para o alto e depois estouramos  dentro tinha figuras coloridas, quando estourou cada aluno pegou uma figura, colando no meio da folha em branco.Cada aluno fez seu desenho com colagem usando canetinha, lápis de cor, 
depois cada um fez a sua apresentação contando um pouco sobre o seu trabalho e sua vida.















sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Colorindo a Escola integra familiares na Emei José Pires Neto

Colorindo a Escola integra familiares na Emei José Pires Neto


17/08/2012 - 14:22
Compartilhe no Facebook   Compartilhe no Orkut


Renan Costa
 
Um dia de integração familiar e escolar com desenho, pintura, vivenciando a arte e imaginação foi a atividade proposta pelo projeto Colorindo Escola nesta sexta-feira, dia 17 de agosto na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professor José Pires Neto. A atividade, que integra alunos, educadores e pais dos estudantes começou pela manhã e se estende por toda a tarde.
 
Tendo como projeto pedagógico ‘Artes e vivências na educação infantil’, a unidade escolar resolveu aliar a Semana da Família com o projeto Colorindo a Escola. Uma boa ideia para unir os pais com os alunos em uma atividade que marcará para sempre a vida dos pequenos.
 
A orientadora pedagógica da Emei, Janete Morais afirma que a escola propôs essa atividade para trazer a família mais próxima da Emei. "A escola normalmente não conhece os pais e esse projeto ajuda nessa aproximação, que é fundamental para o desenvolvimento do aluno", diz Janete.
 
Os participantes pintaram com tinta látex as paredes da área de lazer da escola. O tema foi livre, o que deixou a criançada e os pais à vontade para desenhar e pintar o que quizessem.
 
Para Madeleine Dias, que é professora e mãe da aluna Lis Dias Chiguematsu, de 5 anos, esse tipo de atividade é importante pois envolve os pais com seus filhos desde o início da vida escolar. "Hoje um dos maiores problemas é a falta dos pais no envolvimento escolar dos filhos, e isso prejudica em inúmeras coisas", comenta a educadora.
 
Segundo Madeleine, as escolas que promovem periodicamente este tipo de atividade sempre saem beneficiadas. "Isso motiva também os pais a participarem mais vezes. São em projetos como este que nós nos sentimos acolhidos e envolvidos pelo planejamento da escola", diz a mãe da aluna.
 
O pai da aluna não pôde estar presente na atividade por conta do trabalho. Madelaine contou que a filha faz pinturas em casa com o pai e mostrou bastante envolvimento com a pintura. "Eu gosto muito de pintar, já pintei o céu e agora estou pintando a grama", resume a aluna.
 
Maurício Mendes, pai da aluna Ana Laura do Nascimento, de 4 anos, participou pela primeira vez de uma atividade escolar com a filha, "Estou adorando o projeto. É muito importante essa integração da família com a escola. A participação com o filho na escola em projetos como este devem ser realizadas sempre que possível. Temos que interagir sempre e principalmente na escola", resume Maurício.
 
Gilza Marilene Fonseca, educadora da Emef, diz que o projeto Colorindo Escola irá mostrar para os outros pais que não compareceram, a importância que os projetos escolares têm. "A pintura ficará registrada na parede e todos os dias as crianças irão lembrar. E o principal, ficará pra sempre na memória de cada aluno. Ter uma pintura sua com o seu filho é uma experiência maravilhosa", diz a professora.
 
Projeto
 
A Prefeitura Municipal de Campinas, por meio do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, oferece o Programa Arte e Movimento nas escolas do município por meio de diversos projetos, como é o caso do Colorindo a Escola. O objetivo é integrar a equipe escolar com a família e valorizar o patrimônio público para que os alunos sintam maior prazer em estar na escola, melhorando o aspecto estético da unidade de ensino, evitando assim, o vandalismo da pichação.
 
O projeto Colorindo a Escola traz um novo ambiente para os alunos, tornando a escola um espaço visivelmente mais atraente. "Realizamos o projeto Colorindo a Escola novamente com objetivo de deixar as escolas com aspecto mais atraente para os alunos e socializando a unidade escolar, pois todos irão intervir com pincel e tinta nas paredes das escolas", finaliza o coordenador do projeto, Amilton Luis Fim Lima.
 
Confira a programação do Colorindo a Escola para o segundo semestre*:
 
14 de setembro (sexta-feira) – Cemei Maria Beatriz Carvalho Moreira, R. Synira de Arruda Valente, 1153, Vila Georgina, Tel.: (19) 3276-6994
 
5 de outubro (sexta-Feira) – Cemei São João Batista, R. Moscou, 219, Parque São Quirino, Tel.: (19) 3256-0012
 
*Outras escolas ainda irão confirmar a participação no projeto.
Foto: Crianças pintam parede de escola | Crédito: Rogério Capela
Crédito: Rogério Capela
Foto: Pintura das paredes da escola faz parte do Colorindo a Escola | Crédito: Rogério Capela
Crédito: Rogério Capela
Foto: Pais e professores também participaram da pintura da escola | Crédito: Rogério Capela
Crédito: Rogério Capela
Foto: Criança capricha na pintura do desenho na parede | Crédito: Rogério Capela
Crédito: Rogério Capela
Foto: Bandeira do Brasil foi um dos desenhos pintados na  | Crédito: Rogério Capela
Crédito: Rogério Capela