domingo, 29 de abril de 2012
quarta-feira, 25 de abril de 2012
terça-feira, 24 de abril de 2012
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Caracteristicas do movimento impressionista
IMPRESSIONISMO
O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista. Principais características da pintura:
* A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
* As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.
* As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.
* Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.
* As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.
A primeira vez que o público teve contato com a obra dos impressionistas foi numa exposição coletiva realizada em Paris, em abril de 1874. Mas o público e a crítica reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura.
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Arte e Movimento oferece passeio a São Paulo aos educadores
19/04/2012 - 12:28
Renan Costa
A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Departamento Pedagógico e do Programa Arte e Movimento, fará uma atividade de integração cultural com os profissionais no dia 19 de maio, sábado. O destino será São Paulo, onde os profissionais visitarão o Templo Budista e Embu das Artes. O objetivo da visita é socializar os educadores com passeios mensais.
Os interessados em participar da atividade devem efetuar o pagamento em dinheiro do transporte (R$ 30,00) até o dia 10 de maio. Mais informações pelos telefones 3259-1496.
A saída de Campinas será às 8 horas, no Cefortepe, na Rua Dr. João Alves dos Santos, 860, Jardim das Paineiras (os carros podem ser guardados no local). A saída de Embu das Artes está prevista para 18 horas.
Roteiro
Templo Budista: O Templo Zu Lai é um dentre muitos templos do Monastério espalhados pelo mundo. Tem suas raízes no Budismo, cuja tradição enfatiza que a natureza búdica está ao alcance de todos. Seus praticantes empenham-se em aplicar os ensinamentos do Buda no cotidiano, advindo daí a denominação: Budismo Humanista. Seu objetivo é propagar os princípios do Monastério, divulgando o Budismo e beneficiando a todos, através de quatro estâncias básicas da vida: Educação, Cultura, Beneficência Social e Purificação Espiritual.
Almoço no Templo Budista Zulai sai por R$ 20,00 e o pagamento será efetuado somente em dinheiro.
Embu das Artes: No Centro Histórico, encontra-se grande quantidade de galerias de arte, móveis rústicos, lojas de artesanato e uma grande variedade gastronômica de comida típica brasileira e culinária internacional.
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40
quarta-feira, 18 de abril de 2012
terça-feira, 17 de abril de 2012
segunda-feira, 16 de abril de 2012
sábado, 14 de abril de 2012
GRANDE PAINEL DE PORTINARI "GUERRA E PAZ"
QUEM VIU SE EMOCIONOU COM UM GRANDE PAINEL QUE ESTAVA NA ONU E VEIO PARA O BRASIL PARA SER RESTAURADO. MUITA EMOÇÃO EM ESTAR AO LADO DA GRANDE OBRA.
14-04-2012 - MUITA EMOÇÂO
Montagem de desenhos, pinturas, rabiscos para a construção do grande painel Guerra e Paz de Portinari.
14/4/2012 - Museu do Futebol
Vestiário do Museu do Futebol em São Paulo.
Com esta exposição, o Museu do Futebol trabalha para que a ação educativa se torne um instrumento de transformação. Para que as exposições suscitem interrogações, modifiquem o olhar. Para que o visitante entre com perguntas e saia com mais perguntas do que entrou. E principalmente, descubra porções lúdicas que, muitas vezes estão adormecidas em cada um de nós.
14-4-2012 - Museu do Futebol - Adorei, e não enjoo de ir!
Museu inteligente, envolvente, diferente e interativo.
Vestiário propõe uma fusão entre visão e alucinação, arrancando o visitante da monotonia do cotidiano, chacoalhando e aturdindo suas percepções”, diz o curador Leonel Kaz que, ao lado da equipe de conteúdo do Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura – organizou a nova mostra da instituição. Uma feliz coincidência: o antigo local do vestiário do Pacaembu é, hoje, utilizado como sala de exposições temporárias do Museu.
Vestiário propõe uma fusão entre visão e alucinação, arrancando o visitante da monotonia do cotidiano, chacoalhando e aturdindo suas percepções”, diz o curador Leonel Kaz que, ao lado da equipe de conteúdo do Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura – organizou a nova mostra da instituição. Uma feliz coincidência: o antigo local do vestiário do Pacaembu é, hoje, utilizado como sala de exposições temporárias do Museu.
sexta-feira, 13 de abril de 2012
sábado, 7 de abril de 2012
quarta-feira, 4 de abril de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)