quarta-feira, 29 de junho de 2011

Lucas na aula de artes

Aladim e a lâmpada mágica.

Dobradura da Igreja

Meu aluno Gregory, atras da dobradura na aula de artes com a professora Ana Maria no Zamarion.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Diário de Bordo

Diário de Bordo 
            Proporcionar novas técnicas de produções artísticas para as crianças é um grande desafio para os professores de educação infantil.
            As técnicas e materiais são quase sempre os mesmos. Podemos observar todos os anos nas amostras de trabalho da grande maioria das escolas. O motivo da “mesmice” não é a falta de criatividade dos professores, mas sim, a falta de tempo e espaço para que os mesmos possam vivenciar outras experiências, deslumbrar novos artistas, contemplar novas técnicas e principalmente produzirem livremente para aprenderem a executar esta arte de deixar a criança produzir de acordo com sua idade, capacidade, experiência e vontade.  

                       Participar do curso Técnicas Básicas de pintura todas as terças-feiras foi para mim a busca de “algo novo” para modificar minha prática pedagógica no que se refere “ao criar” da criança.
            As crianças amam pintar, o que acontece é que muitas vezes devido a várias intervenções dos adultos que determinam com quê, onde, como e o quê pintar, vai fazendo que este interesse vai sendo deixado para trás pelas crianças.
            Resgatar o desejo de criar e pintar livremente com diversos materiais foi meu objetivo neste semestre tanto para mim nas aulas do curso, bem como para minhas crianças.
            Penso que o bom curso inicia com o professor e chega na escola com atitudes coerentes que melhore a prática de todos da unidade escolar e não somente para a turma do professor que realiza o curso. Sendo assim o curso positivo é aquele que atinge toda a unidade escolar.
            Foi assim que aconteceu neste curso, onde o CEMEI Margarida Maria Alves teve o prazer de conhecer o professor e artista plástico Amilton que passou um dia inteiro em nosso CEMEI com a proposta de auxiliar as crianças a pintarem a parede de uma casinha de boneca que estava totalmente danificada.
            A direção através de recursos da escola deixou a parede pronta para a pintura, os professores trabalharam com suas respectivas turmas várias técnicas de pintura, o pessoal da limpeza mudou seus horários para que todos tivessem auxiliando neste dia, as cozinheiras mudaram seu cardápio para uma alimentação mais leve, pois todas as crianças estavam tão empolgadas para pintar que não se queriam ficar muito tempo no refeitório, os professores contínuos, monitores, e estagiários foram todos convidados a participarem de tal atividade, e todos prontamente atenderam.
            Foi um sucesso!!!
            A casinha esta linda!!!
            O retorno foi ótimo porque todos os dias ao sair as crianças levam seus familiares para contemplarem suas produções, na verdade as paredes da casinha se tornaram uma exposição permanente de obras de arte.       
                Prof.ª Vera Lucia

domingo, 19 de junho de 2011

Hopi Hari 18 de junho de 2011

Eu passando mico dentro do teatro participando da peça. " Eu sou o sol..."

Hopi Hari 18 de junho

Show sertanejo dentro do Teatro Kaminda

Hopi Hari 18 de junho de 2011

Dentro do Teatro Kaminda assistindo Arlequim e seus 2 patrões, ator Lancellott do Programa Arte e Movimento.

Hopi Hari - 18 de junho de 2011

Eu, e Mariangela Kachan entrando para ver peça Arlequim e seus 2 patrões.
Commedia dell arte é uma representação teatral com personagens fixos que surgiu na Itália,
repleta de música, dança e acrabacia.


HOPI HARI - 18 DE JUNHO 2011

Fila para entrar no Hopi Hari, um frio danado depois capacitação dos profissionais explicando os brinquedos.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Diário de Bordo da Professora Egmar


Meninas vejam o Diário de Bordo da Professora Egmar, espero o diário de quem não trouxe na próxima terça-feria.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Paloma Nogueira coloca interrogação no futuro da educação.

Em seu  texto Paloma faz referência ao futuro da educação ,  visto que é uma profissão não atraente do público jovem, referente  ao salário, a situação educacional e a falta de interesse dos alunos na sala de aula.

Curso de Extensão


08 de junho de 2011 - Curso de Extensão Jornalismo e Educação Internet

O curso de Extensão Jornalismo e Educação Internet dado pela professora Cyntia Belgini Andretta está sendo muito útil e interessante para minhas atividades pedagógicas pois eu estou colocando informações de tudo o que estou fazendo e os alunos estão entrando e muitas vezes fazendo os comentários ( quando conseguem) pois muitos entram mas não sabem colocar os comentários no blog. O blog foi criado a uns 4 meses e quase 2 mil pessoas já entraram e visualizaram as atividades, portanto está sendo uma ferramenta interessante para divulgação como estratégia de ensino.

sábado, 4 de junho de 2011

Projeto Colorindo Escola - Cemei Margarida Maria Alves

Fim de trabalho, nós todos sujos de tinta mas satisfeitos com o resultado, na foto eu Cris e a diretora Elisandra Girardelli Godoi que nos recebeu muito bem.

03 de junho de 2011 - Projeto Colorindo Escola -

Na Cemei Margarida Maria Alves eu a a Cris que deu uma bela ajuda, obrigado Cris.

03 de junho de 2011 - Projeto Colorindo Escola

Executamos o  Projeto Colorindo Escola na Cemei Margarida Maria Alves com as criançinhas...

03 de junho 2011 - Projeto Colorindo Escola

Fizemos o "Projeto Colorindo Escola" na Cemei Margarida Maria Alves no dia 03 de junho foi uma experiência maravilhosa em contar com as criancinhas de 3 a 5 anos, pintando as paredes ou colocando as mãozinhas no pilar.
O projeto Colorindo Escola traz um novo ambiente para os alunos, tornando a escola um espaço visivelmente mais atraente e valorizando o trabalho dos próprios. Com isso  cativando os alunos e mostrando que a arte faz parte do dia a dia.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Vídeo Thomaz Perina" Eu quero o mínimo para falar."

Instituto Thomas Perina - Alunas, professor, mães e Angelina Diretora Administrativa

Foi uma emoção muito grande para mim ( prof. Amilton) que acompanhou a trajetória do artista e uma oportunidade única estar no espaço inaugurado em 2010, junto com todas as alunas do curso de pintura.  Instituto Thomaz Perina tem como objetivo preservar e disponibilizar à visitação e pesquisa a obra e o legado do autor. Depois de seis décadas de trabalho, o artista acumulou mais de 2 mil peças que foram organizadas em três coleções: produção, aquisição e documentação